A despersonalização do sujeito com o processo penal: uma (re)interpretação de Kafka sob a ótica do processo penal

Autores

  • Felipe Antunes Faculdade Meridional (IMED)
  • Salete Oro Boff Faculdade Meridional (IMED)

Palavras-chave:

direito, hermenêutica, literatura.

Resumo

A história narrada por Franz Kafka, em sua obra A metamorfose, já bastante traumática, quando vista pela da ótica do Direito pode ir além. Gregório, personagem principal, era um jovem trabalhador, que carregava em seus ombros o peso do sustento da família trabalhando como caixeiro viajante – vendedor. Um dia, ao despertar, vê-se “metamorfoseado”, instantes depois, compreendendo a gravidade do problema, tem sua maior preocupação em saber como sua família o receberia naquela ‘nova’ forma, e como ele poderia levantar para retornar ao trabalho. Lançando-se luz na filosofia do Direito, é possível enxergar a ligação entre a arte e o sistema jurídico, tornando-o mais acessível ao leitor. Através da ótica do Direito na literatura, é possível perceber a mutação, sofrida pelo sujeito após ficar trancado em seu quarto, capaz de mudar o restante de sua vida familiar, social e demais contextos em que for inserida. A trama vivida por Gregório faz alusão ao carma suportado por inúmeros réus no processo penal brasileiro, que, após uma condenação, ou mesmo antes dela, tem seu destino definido, cabendo a eles unicamente aguardar o último suspiro na escuridão estendida pela solidão. A força da hermenêutica é capaz de (re) posicionar a intenção do autor, tanto nas obras de ficção quando aos textos normativos, daí a importância de ser estudada sob todas as óticas, a fim de enriquecer a retórica e acessibilizar o Direito àqueles que o desejarem. O método utilizado será o dedutivo e técnica de pesquisa bibliográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Antunes, Faculdade Meridional (IMED)

Acadêmico do Curso de Graduação em Direito - Faculdade Meridional - IMED de Passo Fundo. Membro do projeto de pesquisa: Energias renováveis como opção de sustentabilidade: escolhas públicas e proteção jurídica da inovação para o desenvolvimento, Coordenado pela Prof. Dr. Salete Oro Boff. 

Salete Oro Boff, Faculdade Meridional (IMED)

Pós-Doutora em Direito. Professora do PPGD IMED. Grupo de Estudos “Direito, Novas Tecnologias e Desenvolvimento”, Linha de pesquisa Mecanismos de efetivação da democracia sustentável.

Referências

BITENCOURT, Cezar Roberto, Falência da pena de prisão: causas e alternativas. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

Ciência Del Foro ó Reglas Para Formar um Abogado. Impreta de Pacheco. Madrid 1794.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

GERMANO, Schwartz; MACEDO, Elaine. Pode o Direito Ser Arte? Respostas a partir do direito & literatura. Publica Direito – COMPEDI, Manaus. P. 1013-1031. Disponível em: <http://www.publicadireito.com.br/conpedi/manaus/arquivos/anais/salvador/ge rmano_schwartz.pdf. Acesso em: 05 nov. 2014

GIACOMOLLI, Nereu José. Exigências e perspectivas do Processo Penal na contemporaneidade. In: GAUER, Ruth Maria Chittó; LOPES JR., Aury et al (Org.). Criminologia e sistemas jurídico-penais contemporâneos II [recurso eletrônico] /. Dados Eletrônios. – Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.

JAKOBS, Günther. Direito penal do cidadão e direito penal do inimigo. In: JAKOBS, Günther; MELIÁ, Manuel Cancio. Direito penal no inimigo: noções e críticas. Trad. de André Luís Callegari e Nereu José Giacomolli. 2. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2007. p. 19-48.

LA FONTAINE, Jean de La. Fábulas de La Fontaine.Editora Edigraf, São Paulo – SP, 1957. Tomo III, p. 735.

MACHADO, Wagner: “Fórum da questão penitenciária elabora carta relatando limitações do Presídio Central de Porto Alegre”. Rádio Guaíba, Porto Alegre, 02 ago. 2012.

NICOLA, Jose de. Literatura brasileira: das origens aos nossos dias. São Paulo: Scipione, 1998. Disponível em: <http://www.soliteratura.com.br/introdução/>. Acesso em: 01 nov. 2014.

OST, François. Contar a lei, Fontes do imaginário jurídico. Editora Unisinos, 2004, p. 23

TONET, Fernando; BORTOLOTI, José Carlos. A linguagem jurídica e sua verossimilhança com a literária. Revista do Curso de Direito da Faculdade da Serra Gaúcha. Ano 5, n. 9. Caxias do Sul: FSG, 2001, p. 96.

Downloads

Publicado

2016-06-29

Edição

Seção

GT 1